A Instituição
O Centro Social Paroquial de Vila Nova de Foz Côa foi fundado em 10 de Maio de 1980. Aprovado canonicamente pela autoridade eclesiástica em 20 de Janeiro de 1982. Esta Instituição foi registada no Governo Civil da Guarda em 26 de Janeiro de 1982, e por sua vez, registada no Livro das Fundações de Solidariedade Social em 27 de Maio de 1983, nas folhas 176 verso e 177 sob o número 39/83.
Dos seus estatutos podemos retirar:
“Por iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial de Vila Nova de Foz Côa, devidamente autorizada pelo respectivo Ordinário da Diocese de Lamego, é criado na Paróquia de Nossa Senhora do Pranto de Vila Nova de Foz Côa, freguesia sede do concelho de Vila Nova de Foz Côa, o CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE VILA NOVA DE FOZ CÔA, que tem por finalidade a promoção social e cristã de toda a população desta Paróquia, sobretudo dos mais jovens e necessitados, em cooperação com as respectivas famílias, o que pretende fazer como imperativo da fraternidade cristã”.
Esta Instituição, por vocação própria e vontade da comunidade, de que é expressão e testemunho, quer ser o ponto de encontro das variadas formas de actuação social e de exercício da caridade fraterna nesta Paróquia e noutras povoações vizinhas, na medida das suas possibilidades.
O Centro Social Paroquial de Vila Nova de Foz Côa é uma instituição particular de solidariedade social, sob a forma de associação de solidariedade social, sem fins lucrativos, para a promoção da população de Vila Nova de Foz Côa e de outras povoações vizinhas, sempre que lhe seja possível e se reconheça essa necessidade”..
Nossos Utilizadores